Pra quem achou que o mês já tinha terminado, ainda deu tempo de realizarmos o quarto CTF de Outubro, pra consolidá-lo de fato como o “Mês dos CTFs” (além dos nossos, rolaram mais 10 internacionais). Ocorreu sábado passado (31) no Instituto Alpha Lumen, em São José dos Campos/SP. Foi uma competição 100% University, ou seja, que não ocorreu durante um Evento de Infosec, participando apenas alunos da vertente de Segurança Digital da Instituição. E agora a parte mais incrível: todos os alunos que jogaram eram do Ensino Fundamental e Médio. Pra quem não conhece, o Instituto Alpha Lumen¹ ² ³ é um núcleo de pesquisa independente que trabalha com superdotados do Ensino Fundamental, Médio e Superior. É um colégio que trabalha com esses alunos de altas habilidades de forma semelhante a uma universidade. O Instituto possue “grupos gestores”, que nada mais são do que áreas na qual os alunos podem se aperfeiçoar baseados no que querem fazer no futuro. No grupo de computação, há 3 vertentes: Robótica, Programação/Desenvolvimento e Segurança Digital.
Em suma, foi a primeira Instituição de Ensino Médio/Fundamental (com alunos menores de idade) que participou do CTF-BR University! Segundo o Professor João Góes, que solicitou a competição, o evento serviu como preparatório para a etapa do Hackaflag SP, que ocorrerá dia 07 de novembro, na Universidade Mackenzie.
Foi sem dúvidas uma competição ímpar, tanto pela idade dos players, quanto pela participação de muitas moças (cujo número vem crescendo gradativamente em cada edição). É incrível ver alunos tão novos já com esse engajamento na área de infosec e disseminando essa modalidade de competição tão interessante e importante que é o Capture The Flag.
Ranking Final:
Seguem algumas fotos:
Avante CTF-BR! \o/