CTF-BR no RoadSec 2015

Home / Projeto / CTF-BR no RoadSec 2015

CTF-BR no RoadSec 2015

No dia 12 de Novembro comparecemos como “Comunidade” à edição de encerramento do RoadSec (o maior evento de hacking, segurança e tecnologia do Brasil) em São Paulo, e é dificil explicar com palavras como foi emocionante ver tanta gente querendo sugar informações sobre CTFs, material de consulta, sites com referências,  etc. Grande parte disso tem relação com a popularização dos eventos de segurança e do HackAFlag organizado pelo próprio pessoal do RoadSec, que socializa essa cultura das competições nos quatro cantos do país, e também das nossas iniciativas do “CTF-BR University” e Palestras (inclusive algumas em outras edições do Roadsec, como de Floripa e Recife), que têm levado esse maravilhoso mundo a diversos Eventos e Universidades.

Sabemos que em âmbito nacional temos uma grande carência de informação, mas em eventos dessa espécie conseguimos ter um contato muito próximo com pessoas de vários perfis, e entender melhor como podemos sanar essa carência e atingir pessoas que têm os mais diversos interesses e níveis de conhecimento.

Muitas pessoas chegavam ao nosso espaço tímidas ou inseguras por não terem conhecimentos computacionais avançados, mas era possível ver a curiosidade nos olhos delas, e aqui repito uma frase que lembro de ter falado algumas vezes dentro do evento: “quanto mais conhecimento prévio, melhor, sempre é bom saber que 8 bits é um byte e como executar comandos no Linux, mas existem desafios de todos os níveis que aumentam de dificuldade gradativamente”, e pequenos incentivos como esse fizeram várias pessoas antes inseguras, sentarem-se com seus computadores e sairem capturando flags.

Descobrimos vários talentos escondidos, conhecemos muitas pessoas curiosas que já resolviam alguns desafios em plataformas da internet, pessoas que conheciam o termo CTF mas não entendiam exatamente o que era, pessoas que tinham acabado de ouvir falar sobre o assunto, e espero que tenhamos conseguido dar a todos que passaram no nosso estande a devida atenção e informações desejadas.

Gostaria também de fazer alguns agradecimentos:

A toda organização do evento, principalmente ao Anderson Ramos e Marina Ciavatta, que foram muito solícitos e sempre viram nossa proposta com interesse, e inclusive mesmo com toda a correria do evento conseguiram nos dar atenção e resolver algumas dificuldades que tivemos durante o dia.

Ao Ricardo Longatto que no seu estande da Desec Security, colocou no ar sua plataforma com todos os desafios passados do RoadSec para as pessoas se divertirem, além de indicar para as pessoas irem tirar dúvidas e buscarem maiores informações no nosso estande.

A todos os participantes do HackAFlag, finalistas ou não, além de parabenizar todos os competidores que fazem parte do CTF-BR que estavam nos representando. Participando na grande final tinhamos o Saulo “hycodex” Hachem, Rafael ‘Choko’ Trassi, Danilo Clemente e Arthur “SCR34M0” Paixão, além de tantos outros que também participaram das classificatórias regionais. E uma parabenização especial ao Saulo que venceu a grande final do RoadSec 2015! São dois anos consecutivos com membros do Projeto levantando a taça do HackAFlag.

E um grande agradecimento a todas as pessoas que passaram no estande para resolver desafios, tirar dúvidas, se apresentar mencionando seu nick do IRC ou qualquer outro motivo.

Para finalizar:

Depois desse evento conseguimos ter vários insights de como podemos criar nosso conteúdo voltado para o que o público está procurando, então podemos garantir que nos próximos meses estaremos trabalhando para atender as demandas mais solicitadas. E caso você tenha interesse em participar disso tudo conosco, temos muito espaço e muito trabalho para realizar, acesse o IRC (#ctf-br @ freenode) ou mande um e-mail através do formulário de contato.

Nos sigam nas redes sociais e fiquem ligados nas novidades! 🙂

Recommended Posts

Leave a Comment