O Evento
O Hacking n’ Roll, organizado pelo INSERT, é uma competição, no formato de um capture the flag jeopardy, que aborda diversos assuntos na área de segurança da informação.
Capture the flag (CTF) é uma competição normalmente usada como exercício educacional para dar aos participantes experiência na área de segurança da informação, na condução e reação a todo tipo de ataques encontrados no mundo real. Engenharia reversa, análise de protocolos, administração de sistemas, programação e criptanálise são habilidades comumente requeridas em CTFs como o da DEFCON e o do UCSB iCTF. Há pelo menos dois tipos de CTFs: ataque/defesa e jeopardy.
No estilo ataque/defesa, uma máquina ou rede é preparada para cada time defender. Os times são pontuados de acordos com seus êxitos em defender à própria rede e atacar à adversária. Tradicionalmente, os times devem capturar informações pré-definidas da máquina dos adversários (a flag); ou ainda, inserir a própria flag no sistema do oponente.
No formato jeopardy, as habilidades referidas são postas em prova em forma de múltiplos problemas, cada um com uma variedade de questões de diferente valores. Os times disputam para resolver o máximo de questões possível em um determinado período, sem necessariamente atacar um ao outro.